Tiradentes roteiro para uma viagem bem sucedida

2 Comments

Tiradentes: roteiro para uma viagem bem sucedida


Matriz de Santo Antônio vista do alto do morro ao entardecer.

Quem vai a Tiradentes volta com vontade de fazer amizade com o vizinho. Bastam alguns dias na mais garbosa das cidades históricas mineiras e você vai querer ter sempre alguém para um café e doisdediprosa no fim de tarde. A cidade alimenta a alma de tal forma que converte o andar do turista em uma peregrinação serena e desanuviada.

Tiradentes é pura história. Sem ser purgante. Tem um lado rural. Mas não cheira a estábulo. Produz artesanato caipira e regional. Nunca brega. É polo gastronômico. E eu estou falando não só da boa cozinha típica, mas de vários restaurantes estrelados. Para completar, a Inconfidência Mineira – um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil – aconteceu aqui, no porão da casa do Padre Toledo, hoje transformada em museu.

+ Leitor do Matraqueando tem 15% de desconto no seguro de viagem. Pegue seu cupom aqui!

Não, não vou listar os detalhes da arquitetura colonial ou os tesouros barrocos escondidos. Tiradentes não é Ouro Preto. Nem busque comparações. São alegorias distintas, com enredos diversos e evoluções diferentes. Estamos falando de um vilarejo acanhado alçado a pop-star. Certo, a Rede Globo ajudou. Muitas de suas minisséries — como JK e Hilda Furacão — foram gravadas na cidade. Recentemente, o filme que retratou a vida de Chico Xavier também teve cenas rodadas aqui.

Mas o que transformou Tiradentes na queridinha de ricos, pobres e remediados é o conjunto da obra. E isso não tem nada a ver com Aleijadinho. Refiro-me ao tilintar das charretes pelas ruas de paralelepípedos, à miragem provocada pela Serra São José durante o entardecer, aos crucifixos coloridos pendurado nas portas das casas e ao cheiro de café coado na hora em cada esquina.

O centro gravitacional de Tiradentes é o Largo das Forras, pracinha que reúne restaurantes, lojinhas e bares movimentados. Prepare-se para ser engolido por dezenas de portinhas coloridas espalhadas pela cidade vendendo toda sorte de peças feitas com fuxico, galinhas d’angola ou aquela pombinha do espírito santo em madeira.

Categories: Sem categoria

2 Replies to “Tiradentes roteiro para uma viagem bem sucedida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *